Aula 3
12/03/2019
No segundo método, começamos por construir um quadrado com 10 de lado, usando o comando Poliline e o ponto absoluto (10,10). Os restantes dos pontos são relativos ao primeiro.
Depois, usamos o comando Extrude e usamos 10 de altura.
Depois, construirmos o octaedro. Fizemos uma pirâmide quadrangular e depois usamos o comando 3D Mirror para a espelhar, assim, criando o octaedro.
Nesta aula, na primeira parte, fizemos a construção de um cubo, usando 3 métodos:
- Usando o comando Box;
- Usando o comando Extrude;
- Construindo todas as faces do cubo no plano x,y e depois rebatendo-as usando os comandos 3D Rotate e Rotate 3D.
No primeiro método, usamos o comando Box no ponto (10,10) e com vértice (10,10,10).
No segundo método, começamos por construir um quadrado com 10 de lado, usando o comando Poliline e o ponto absoluto (10,10). Os restantes dos pontos são relativos ao primeiro.
Depois, usamos o comando Extrude e usamos 10 de altura.
Assim, ficamos com dois cubos, com 10 de lado e ambos são preenchidos de matéria.
No terceiro método, construirmos todas as faces do cubo no plano x,y.
Depois , usamos o comando hatch para preencher cada face do quadrado.
E por ultimo, usamos o comando 3D Rotate para rebater as faces e fecharmos o cubo.
Neste ultimo método o cubo não tem matéria no interior e não apresenta sombras ( por isso colocamos transparecia no hatch das faces para facilitar a visualização do cubo).
Na segunda parte da aula, seguimos o enunciando:
Utilizando 10 unidades de medida para todos os lados da figura a criar, determine a modelação dos 5 sólidos platónicos / poliedros regulares (tetraedro , octaedro, hexaedro, dodecaedro e isocaedro), usando como principio a construção das faces no plano x,y e o rebatimento das mesmas de forma a fechar os poliedros.
No final, com o comando Dtext, etiquete cada uma das formas ( nome, número de faces, número de vértices e número de arestas).
Não construimos o hexaedro, visto que já o tínhamos feito.
Assim, procedemos para a construção do tetraedro.
Depois, construirmos o octaedro. Fizemos uma pirâmide quadrangular e depois usamos o comando 3D Mirror para a espelhar, assim, criando o octaedro.
Por fim, etiquetamos os respectivos poliedros.
Nesta aula, só construímos o hexaedro, tetraedro e octaedro, na próxima aula construiremos os restantes poliedros com o mesmo método.
Comentários
Enviar um comentário